Dois cientistas

A história da ciência foi e está sendo feita por inúmeras pessoas, então qualquer tentativa de fazer uma lista é arbitrária e incompleta. Resta, portanto, a escolha pessoal. Eu gostaria de registrar hoje a minha admiração pelas seguintes pessoas:
* Hipatia de Alexandria (aprox. 355 - 416): filósofa, matemática e astrónoma, vítima da cegueira religiosa e da manipulação política.
* Giordano Bruno (1548 – 1600): filósofo, astrónomo, físico, morto na fogueira por contrariar a igreja católica.

Registre aqui, até sexta-feira 13/3 às 16:00 dois cientistas de qualquer área do conhecimento. Comente brevemente a sua biografia e a razão para sua escolha.

40 comentários:

Anônimo disse...
9 de março de 2009 às 21:52

Primeiro(a) Cientista : Pierre de Fermat

Comentário sobre a biografia : Um homem que trabalhava em uma área que era distinta da matemática (ele era Juiz Supremo na Corte Criminal Soberana do Parlamento de Toulouse, França), foi despertando seu interesse pela matemática e sua real "vocação" pela coisa, pois ele teve uma grande contribuição na área (seus teoremas são mencionados até hoje).

O porquê da escolha : O que me deixa fascinado é apenas o fato de que alguns cientistas usavam a matemática apenas como lazer, e acabam, com sua "genialidade", contribuindo e muito na área.

Segundo(a) Cientista : Johannes Kepler

Comentário sobre a biografia : Diferente do Fermat (citado acima), Kepler era bastante interessado em fenômenos astronômicos e os vivia observando, analisando e estudando, criando assim (com a ajuda de outros cientistas como Thyco Brahe) seus trabalhos sobre a órbita da terra e até de marte. Muito interessante ver um ser humano, naquela época (final do século XVI e início do século XVII) conseguir fazer trabalhos como esses.

O porquê da escolha : Lembrei que era Kepler o astrônomo no qual estudei no colegial que a órbita da terra era elíptica. Achei interessante escolhê-lo porque uma pessoa naquela época não tinha praticamente nenhuma tecnologia para observar planetas e desvendar mistérios sobre o espaço e seus trabalhos serem lembrados e estudados até hoje.

Heytor Anizio disse...
10 de março de 2009 às 12:18
Este comentário foi removido pelo autor.
Heytor Anizio disse...
10 de março de 2009 às 12:27

Isaac Newton nasceu a 25 de Dezembro de 1642. Durante a infância foi educado pela avó e frequentou a escola em Woolsthorpe. Na adolescência frequentou a Grantham Grammar School, e é encarregue de ajudar na gestão dos negócios da família. Dividia o seu tempo entre os livros e a construção de engenhosos entretenimentos, como, por exemplo, um moinho de vento em miniatura ou um relógio de água. O seu tio apercebeu-se do seu talento extraordinário e convenceu a mãe de Newton a matriculá-lo na escola em Cambridge. Vários factores influenciaram o desenvolvimento intelectual e a direcção das pesquisas de Newton, em especial as ideias que encontrou nos seus primeiros anos de estudo, os problemas que descobriu através da leitura e o contacto com outros que trabalhavam no mesmo campo. No início do seu primeiro ano estudou um exemplar dos Elementos de Euclides, a Clavis de Oughtred, a Geometria de Descartes, a Óptica de Kepler e as obras de Viète. Depois de 1663, assistiu a aulas dadas por Barrow e conheceu obras de Galileu, Fermat e Huygens.

Escolhi fazer a biografia de Newton pela sua grande contribuição na ciência, e por suas grandes descobertas, incluindo O teorema binomial, O cálculo, A lei da gravitação, A natureza das cores.

Andrew Wiles nasceu no dia 11 de abril de 1953, em Cambridge, Inglaterra. Tornou-se PhD em matemática pela Universidade de Cambridge (1975-1979) sob a orientação do australiano John Coates, e foi professor em Princeton. A partir dos anos 80, consagrou-se como matemático por sua demonstração (1995) do mais famoso desafio matemático de todos os tempos, o Teorema de Fermat: Considerando a equação xn + yn = zn, Fermat afirmou que não existem valores inteiros para "x", " y" e "z" que satisfaçam a equação quando "n" for um número inteiro maior do que 2. As possíveis provas de Fermat perderam-se e a demonstração deste teorema tornou-se um dos desafios mais famosos da história da matemática, enfrentado pela maioria dos matemáticos por mais de três séculos. No dia 23 de Junho de 1993, após sete anos de trabalho, o matemático Andrew Wiles anuncia, numa conferência do Sir Isaac Newton Institute for Mathematical Sciences em Cambridge, ter encontrado uma demonstração para o desafio. Porém, pouco tempo depois, é verificada uma pequena falha. Wiles retira-se durante mais 14 meses e, finalmente, surge com a demonstração reformulada. No final de 1994, depois de alguns meses de apreciação das 200 páginas, a sua demonstração é definitivamente aceita. Trata-se de uma demonstração de tal forma técnica que apenas algumas dezenas de matemáticos em todo o mundo teriam condições de seguir o raciocínio. Wiles ganhou a consagração definitiva e 50.000 libras de prêmio da Fundação Wolfskehl pelo feito.

Escolhi Wiles por ter sido o primeiro a descobrir uma resolução para o teorema de fermat, o maior problema matemático da todos os tempos.

JEAN MELO disse...
10 de março de 2009 às 13:31

Donald Ervin Knuth (Milwaukee, 10 de Janeiro de 1938) é um grande cientista computacional e atualmente leciona na Universidade de Stanford. É o autor do livro The Art of Computer Programming, uma das principais referências para o estudo da ciência da computação.
É um cientista renomado principalmente pela “criação” do campo análise de algoritmos e do sistema de tipográfico TEX, além de ser pioneiro do conceito de programação literária.
O propósito da escolha: Já sabendo que Donald Knuth é o pai do estudo de programação em análise de algoritmos, decidi pesquisar sobre o mesmo. No entanto, percebi também que ele praticamente criou o TEX, isso foi espetacular.
Leslie Lamport (nascido em 1941) é um cientista da computação norte-americano.
Lamport formou-se em Matemática pelo Massachusetts Institute of Technology em 1960, com mestrado e doutorado em Matemática pela Brandeis University, concluídos respectivamente em 1963 e 1972.
No que diz respeito a ciência, fez pesquisas que contribuíram com a fundação da teoria de sistemas distribuídos. Esses artigos introduziram novos conceitos na ciência computacional, tais como relógios lógicos e a relação antes-depois.
Fora da ciência computacional, o Dr. Lamport é melhor conhecido como sendo o desenvolvedor inicial do sistema de preparação de documentos, o LaTeX.
O propósito da escolha: Lendo um pouco sobre LaTeX, logo notei um outro cientista da computacão, Leslie Lamport, decidindo assim a comentar sobre ele.

Carlos_Fernandes disse...
10 de março de 2009 às 16:09
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos_Fernandes disse...
10 de março de 2009 às 16:10

Osvaldo Cruz (1872 - 1917) – cientista, médico, bacteriologista, epidemiologista e sanitarista brasileiro. Foi o pioneiro no estudo das moléstias tropicais e da medicina experimental no Brasil. Atuou na higienização e no consequente controle das epidemias vigentes nas cidades de Santos e São Paulo no século XX. Existe hoje o Instituto Soroterápico Osvaldo Cruz no Rio de Janeiro em sua homenagem.

Ciêntista Brasileiro.

Galileu Galilei (1564 - 1642) - Físico, Matemático e astrônomo Italiano, descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Cientista experimental, realizou várias experiências sobre o problema de queda dos corpos.

É considerado “O Pai da Física”


Eu pretendia posta sobre Isaac Newton, porém tomaram a minha frente, mas mesmo assim:

Isaac Newton (1643 – 1727) - nasceu em Londres, astrônomo, cientista, químico, físico, mecânico e matemático, trabalhou junto com Leibniz na elaboração do cálculo infinitesimal. Durante sua trajetória, ele descobriu várias leis da física, entre elas, a lei da gravidade. Legou ao mundo o CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, a mecânica e a óptica racionais e a teoria da gravitação universal, estudou também alquimia, astrologia, cabala, magia e teologia, e era um grande conhecedor da Bíblia. Foi um filósofo natural, mais ou menos o que hoje chamaríamos de cientista. Suas INVESTIGAÇÕES EXPERIMENTAIS, acompanhadas de RIGOROSA DESCRIÇÃO MATEMÁTICA, constituíram-se modelo de uma METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO para as ciências nos séculos seguintes.

Muita gente deve se perguntar quem foi “o cara” que deu origem aos nossos Cálculos 1, 2, 3, 4 ...

Sérgio Oliveira disse...
10 de março de 2009 às 17:24

1. Nicolau Copérnico(1473 —1543)
Foi um astrônomo e matemático polonês que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cônego da Igreja Católica em 1497, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico. Seu novo sistema foi apresentado realmente pela primeira vez nos jardins do Vaticano, em 1533, ao Papa Clemente VII, que o aprovou. Copérnico relutou antes de tornar públicas suas idéias sobre o sistema solar e tratou de fazê-lo da maneira mais respeitosa possível em relação à ordem estabelecida. Na verdade, seu raciocínio básico firmava-se também em critérios teológicos: perguntava em que lugar, melhor do que o centro do sistema solar, poderia o Criador ter situado a lâmpada que ilumina o mundo. Copérnico nunca esteve sob qualquer ameaça de perseguição religiosa - e ele foi encorajado a publicar a sua obra tanto pelo Bispo Católico Guise, como também pelo Cardeal Schonberg e pelo Professor Protestante George Rheticus. Copérnico se referia às vezes a Deus em suas obras, e não via seu sistema como em conflito com a Bíblia.

Escolhi Nicolau Copérnico por essa rara característica que o distingue da maioria dos cientistas, o respeito mutuo entre ciência e religião. Sabendo que sua descoberta poderia entrar em contradição com os interesses da Igreja Católica, Copérnico foi o mais sutil possível em sua divulgação entrando em contato com o Vaticano antes de divulgá-lo e mostrando que havia uma relação diretamente Teológica em sua obra.

Fontes: www.monergismo.com
www.saojudas.br (Universidade São Judas Tadeu)
www.wikipedia.org

2. Albert Einstein (1879-1955)
Einstein é provavelmente o cientista mais conhecido e mais reverenciado do século XX, e está associado com as maiores revoluções em nosso pensamento sobre tempo, gravidade e a conversão de matéria em energia (E=mc2). Embora nunca tenha chegado a crer num Deus pessoal, ele reconheceu a impossibilidade de um universo não-criado. A Enciclopédia Britânica diz dele: 'Firmemente negando o ateísmo, Einstein expressou uma crença no "Deus de Espinoza, que se revela na harmonia do que existe'". Isto realmente motivou seu interesse na ciência, como ele certa vez afirmou a um jovem físico: "Eu não sei como Deus criou este mundo, eu não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero conhecer os Seus pensamentos, o resto são detalhes". O famoso epíteto de Einsten sobre o "princípio da incerteza" era que "Deus não joga dados" - e para ele esta foi uma real declaração sobre um Deus em quem ele cria. Uma das suas afirmações famosas é: "Ciência sem religião é coxa, religião sem ciência é cega".

Fica claro que meus dois cientistas foram escolhidos diretamente por sua relação respeitosa com a teologia, mesmo não sendo religioso Einstein reconhece que deve haver um “criador”. Mas escolhi Einstein também por ser um dos cientistas mais importantes da atualidade mesmo correndo o risco de soar um pouco Clichê, deve-se dar a Cezar o que é de Cezar.

Fontes:Enciclopédia Britânica
www.monergismo.com
www.wikipedia.org
www.if.ufrgs.br (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Mª Helynne disse...
10 de março de 2009 às 18:33

1* Isaac Newton - Nasceu em Woolsthorpe, 4 de Janeiro de 1643 e morreu em Londres, 31 de Março de 1727.
Foi um cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo.
Sua obra, "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", é considerada uma das mais influentes em História da ciência.
Publicada em 1687, esta obra descreve a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica.

Admiro Newton porque ele contribuiu para o desenvolvimento da humanidade em vários ramos da ciência.
As contribuições que mais me chamam atenção são as do Cálculo e da Física, onde sempre acabamos citando seu nome.


2* Alonzo Church - Nasceu em Washington, 14 de junho de 1903.
Foi um matemático norte americano que atuou principalmente nas áreas de lógica matemática, teoria da recursão e teoria da computação.
Entre suas maiores contribuições, estão o Cálculo Lambda, um sistema matemático formal que investiga aplicações de funções.
Influenciou as linguagens de programação, principalmente as linguagens funcionais.
Alonzo Church, em "A Note on the Entscheidungsproblem", usou as noções de funções recursivas e funções lambda-definíveis para descrever formalmente a computabilidade.

O que mais me chama atenção em Church é sua importante contribuição para Computação com a Hipótese Turing-Church:
"A capacidade de computação representada pela Máquina de Turing é o limite máximo que pode ser atingido por qualquer dispositivo de computação."

João Paulo disse...
10 de março de 2009 às 20:34

Charles Babbage (Aprox. 1791 – 1871) foi um cientista, matemático e inventor inglês. Babbage estudou em Cambridge, onde depois lecionou matemática. Eleito membro da Royal Society of London, recebeu uma bolsa do governo para projetar uma calculadora com capacidade para até a vigésima casa decimal . Enquanto desenvolvia sua máquina era professor de matemática na Universidade de Cambridge. Apresentou sua máquina analítica em 1834.

Escolhi Babbage por ter inventado a máquina considerada o ponto de partida para os computadores modernos.

Fontes:
http://www.wikipedia.org
http://www.museudocomputador.com.br

Alan Mathison Turing (1912 - 1954) foi um matemático britânico. Logo cedo se interessou pela ciência. A maior parte de seu trabalho foi desenvolvido na área de espionagem, e por isso somente em 1975 veio a ser considerado um grande nome na história da computação. Dedicava-se à teoremas que podiam ser comprovados, e à Teoria da Computabilidade. A sua preocupação depois de formado era o que se poderia fazer através da computação.

Escolhi Turing por ele ser tido como o pai da Ciência da computação.


Fontes:
http://www.wikipedia.org
http://super.abril.com.br

Olympio disse...
10 de março de 2009 às 21:00

Sócrates nasceu em Atenas, no ano de 470 a.C., e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Pode-se afirmar que Sócrates fundou o que conhecemos hoje por filosofia ocidental. Seus primeiros estudos e pensamentos eram sobre a essência da natureza da alma humana.
Sócrates era considerado, pelos seus contemporâneos, um dos homens mais sábios e inteligentes. Em seus pensamentos, demonstrava uma grande necessidade de levar o conhecimento para os cidadãos gregos. Através da palavra, o filósofo tentava levar o conhecimento sobre as coisas do mundo e do ser humano.
Minha admiração pelo mesmo, decorre do fato de que mesmo não sendo muito aceito por grande parte da aristocracia grega, por defender algumas idéias contrárias ao funcionamento da sociedade, continuava criticando muitos aspectos da cultura de seu país, afirmando que muitas tradições, crenças religiosas e costumes não ajudavam no desenvolvimento intelectual dos cidadãos gregos.

Albert Einstein nasceu na Alemanha no ano de 1879. Foi físico e matemático, e até hoje é conhecido por toda sua genialidade. Com sua ‘Teoria da Relatividade’, mudou o pensamento da humanidade a respeito de tempo e espaço. A partir desta obra, soube-se que era possível criar uma potente arma nuclear. Seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade. Ele é autor de quatro artigos fundamentais para a Física moderna.
Venero e mostro grande deleito a este homem, não só por sua inteligência e genialidade, tão somente por sua importância no meio da ciência, mas por sua preocupação com todos nós, seres humanos, ao clamar para que a produção de armas nucleares fosse abandonada, ao tomar conhecimento das consequências que estas podiam causar. Em 1955, o mundo perdeu um dos maiores gênios de todos os tempos, um cientista de cérebro brilhante.

Ottonyel Lima disse...
11 de março de 2009 às 15:12
Este comentário foi removido pelo autor.
Ottonyel Lima disse...
11 de março de 2009 às 15:18

Primeiro cientista: André Marie Ampere

Nasceu em Polémieux, na frança no ano de 1775, autodidata demonstrou aptidão desde cedo por química matemática e física, se tornando assim professor, matemático, físico, químico e filósofo. Adquiriu grande prestígio graças aos trabalhos realizados após ser nomeado professor de química do Liceu de Lion (1800), de matemática na École Polytechnique de Paris (1809) e de mecânica no Collège de France. Formulou as leis da eletrodinâmica, criou a lei de Ampère que é usada na medição de corrente elétrica e foi o descobridor do letromagnetismo, inventou também o eletroímã e o galvanômetro e imaginou o princípio do telégrafo elétrico.Em sua homenagem a unidade de medida da intensidade da corrente elétrica foi denominada de ampère, morreu em Marselha no ano de 1836.

Escolhi ampère, pois foi ele o descobridor do eletromagnetismo, que é usado de diversas formas, por exemplo numa montanha russa em parques de diversões, e foi o primeiro a usar o termo corrente elétrica, corrente essa que é tão importante no nosso dia-a-dia.

Segundo cientista: Nicolau Copérnico

Nascido em Torun, Prússia polonesa no ano de 1473, se tornou astrônomo e matemático, foi o criador da teoria heliocêntrica, teoria essa que propunha que a terra daria uma volta completa em seu eixo em um dia e uma volta em torno do sol em um ano, desencadeou assim uma revolução na filosofia, religião e ciência. Elaborou a teoria do sistema solar no qual dizia que o sol era o centro do universo (heliocentrismo) e não a terra (geocentrismo) e que todos os outros planetas junto com ela também giravam em torno dele. A obra revolução copernicana que demostrava a teoria do universo heliocêntrico acabou se tornando um dos marcos no surgimento da era da ciência moderna, entre seus seguidores e consolidadores destacam-se Kepler, gallileu e Newton, Corpérnico morreu em 1543.

Escolhi Copérnico pois ele através de estudos e observações propôs que o sol era o centro do universo, proposta essa que se confirma até hoje, contribuindo muito pra a astronomia, e que serviu de base para cientistas posteriores.

Henrique dos Santos Gomes disse...
12 de março de 2009 às 08:25

Alan Turing: nasceu em Londres no dia 23 de Junho de 1912. Filho de um oficial, o matemático, logo cedo se interessou pela ciência. Grande parte de seu trabalho foi desenvolvido na área de espionagem, e por isso somente em 1975 veio a ser considerado um grande nome na história da computação, quando com 24 anos fez a projeção de uma maquina que de acordo com um sistema formal fazia operações computacionais. A maquina teórica de Turing (num sentido preciso, é um modelo abstrato de um computador, que se restringe apenas aos aspectos lógicos do seu funcionamento onde pode-se modelar qualquer computador digital ), indicava que sistemas poderosos poderiam ser criados tornando possível o processamento de símbolos, ligando a abstração de sistemas cognitivos e a realidade concreta dos números. Isto é buscado até hoje por pesquisadores de sistemas com Inteligência Artificial. Alan Turing ainda participou do projeto Colossus, computador inglês usado na Segunda Guerra Mundial para decifrar códigos alemães ultra-secretos produzidos por uma maquina chamada Enigma.

John Von Neumann: nasceu em Margittai Neumann Janos Lajos em 28 de dezembro de 1903, matemático húngaro de etnia judaica e naturalizado norte- americano. Contribuições na teoria dos conjuntos, analise funcional, mecânica quântica, ciência da computação, economia, teoria dos jogos, analise numérica, hidrodinamica das explosões, estatística e em muitas outras áreas da matemática. Neumann é considerado um dos mais importantes matemáticos do Século XX. Na computação, em meados da década de 30, seu trabalho desde o inicio da Segunda Guerra percebeu que o trabalho numérico seria um caminho promissor para obter uma idéia de comportamento de sistemas no qual seu estudo era focado, estudo das equações da hidrodinâmica e da teoria dos choques. E isto o impulsionou a estudar as novas possibilidades da computação em maquinas eletrônicas. Neumann foi consultor da Moore School of Electrical Engineering sobre o EDVAC, um dos primeiros computadores eletrônicos binários. No artigo escrito por Neumann First Draft of a Report on the EDVAC, propunha um computador composto por uma estrutura simples, mas fixa com um controle programado, que seria capaz de executar qualquer comando sem haver necessidade de se alterar o hardware (a sua idéia era a técnica do programa-guardado). Sugeria a existência de uma instrução máquina que permitia a interrupção e reinício do programa em qualquer ponto da computação, sugeria igualmente guardar programas na mesma unidade de memória que os dados, uma unidade central de processamento, composta pela unidade de controle e por uma ou mais unidades de execução, extrairia quer dados, quer instruções da memória, operando sobre elas e devolvendo-as de novo à memória assim o resultado era muito mais rápido, a programação e computação mais eficientes. Essa arquitetura de memória única tornou-se conhecida como arquitetura de von Neumann que é a base da arquitetura dos computadores atuais.

Escolhi esses dois Cientistas, devido à importância que tiveram na evolução da computação.

Reberth Cavalcante disse...
12 de março de 2009 às 10:16

JOHANN CARL FRIEDRICH GAUSS
Nasceu: Em 30 de abril de 1777 em Brunswick, Duchy of Brunswick, Alemanha.
Faleceu: Em 23 de fevereiro de 1855 em Gӧttingen – Hanover, Alemanha.
Cientista alemão e matemático, denominado de "o príncipe dos matemáticos", Gauss trabalhou em uma grande variedade de campos da matemática e da física incluindo teoria dos números, análise, geometria diferencial, geodésia, magnetismo, astronomia e ótica. Seu trabalho teve uma grande influência em muitas áreas.
As suas contribuições para a teoria dos números, dos números complexos, da geometria e da álgebra são inúmeras. Por exemplo, a sua tese de doutoramento foi à primeira demonstração do teorema fundamental da álgebra. Gauss teve também um importante contributo para a astronomia, tendo-se interessado pelo estudo das órbitas planetárias e pela determinação da forma da Terra. Um exemplo desse contributo foi o desenvolvimento de um método para calcular, com grande precisão, os parâmetros de uma órbita planetária a partir de apenas três observações da posição do planeta.
Escolhi o Gauss pela profunda admiração que tenho por este matemático, desde o ensino fundamental pude perceber os feitos realizados por ele. Por ser considerado um dos indivíduos mais generalista no que se refere a sua atuação científica.

Fontes:
http://www.pucrs.br/famat/statweb/historia/daestatistica/biografias/Gauss.htm
http://www.knoow.net/cienciasexactas/fisica/gausscf.htm

ALBERT EINSTEIN

Nasceu: Em 14 de março de 1879 em Ulm, Alemanha.
Faleceu: Em 18 de fevereiro de 1955 em Princeton, New Jersey, USA.
Físico alemão radicado nos Estados Unidos mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Ganhou o Prêmio Nobel da Física de 1921 pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em 1922. O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade.
Devido à formulação da teoria da relatividade Einstein tornou-se famoso mundialmente. Nos seus últimos anos, a sua fama excedeu a de qualquer outro cientista na cultura popular: "Einstein" tornou-se um sinônimo de gênio. Foi por exemplo eleito pela revista Time como a "Pessoa do Século" e a sua face é uma das mais conhecidas em todo o mundo.
Escolhi o Einstein por admirar sua abstração de pensamento, não ter receio em imaginar um indivíduo viajando em feixe de luz por mais louco que isso pareça. Acredito que ele tenha enxergado tão longe por ter muitas vezes um pensamento de criança, acreditando nas mais loucas possibilidades que o mundo físico pode oferecer.
Por ter enfrentado de maneira brilhante as críticas ao comentar das limitação da mecânica de Newton, expondo assim sua teoria da Relatividade.

Fontes:
http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_318.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Albert_Einstein

David Dantas disse...
12 de março de 2009 às 10:35
Este comentário foi removido pelo autor.
David Dantas disse...
12 de março de 2009 às 10:37

GALILEU GALILEI

BIOGRAFIA:

Reconhecido pela história como o pai da ciência moderna, Galileu Galilei, por afirmar que a Terra se move em torno do Sol, foi preso e, sob ameaça de tortura, obrigado a retratação humilhante. Nascido em 1564 na cidade de Pisa, adquiriu prestígio no âmbito científico pelo fato de reabilitar em novas bases o método experimental e não apenas por uma descoberta particular.

Físico, matemático, astrônomo e filósofo italiano desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente variado e do movimento do pêndulo, foi precursor da mecânica newtoniana descobrindo a lei dos corpos e enunciando o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, além de sua enorme contribuição para a adoção do heliocentrismo. Desenvolveu ainda importantes instrumentos como a balança hidrostática, o termômetro de Galileu, além de ser o precursor do relógio de pêndulo.

RAZÃO DA ESCOLHA:

O fato de confrontar a Igreja, em busca de apresentar à humanidade a verdade existente além do alcance dos olhos, sendo até preso e humilhado publicamente, é o principal fato que causa minha admiração a pessoa de Galileu Galilei. Além de toda a sua contribuição para ciência, tanto por suas descobertas particulares, mas, principalmente, por conceber novas formas de pensar e de pesquisar.

JOHANNES KEPLER

BIOGRAFIA:

Companheiro de Galileu Galilei nos estudos relacionados à astronomia e, principalmente, ao heliocentrismo, Johannes Kepler, em sua obra realiza a transição da superstição à ciência, optando pelos fatos científicos quando do choque entre dogmas e observações físicas.

Astrônomo e matemático, nascido em 1571, formulou as três leis fundamentais da mecânica celeste, também conhecidas como leis de Kepler, dedicando-se também ao estudo da óptica.

RAZÃO DA ESCOLHA:

Admiro o trabalho de Kepler pelo fato do mesmo conseguir descrever o comportamento de corpos que, num primeiro momento, parecem ser tão distantes de nossa realidade, porém influenciam dia-a-dia fenômenos naturais ocorridos na Terra.

FONTES:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Galileu_Galilei
http://pt.wikipedia.org/wiki/Johannes_Kepler

Romero disse...
12 de março de 2009 às 17:32

Nicolau Maquiavel(03/05/1469- 21/06/1527), nasceu em Florença, foi poeta, diplomata e historiador. É reconhecido como fundador do pensamento e da ciência política moderna.

Immanuel Kant(22/04/1724 -12/02/1804), nasceu em Königsberg, foi um filósofo alemão considerado “o último grande filósofo dos princípios da era moderna”. É conhecido por ter fundado a filosofia crítica. Foi professor secundário, depois partiu para a carreira universitária ensinando Ciências Naturais. Em 1770 foi nomeado professor catedrático da universidade de Königsberg. Realizou numerosos trabalhos sobre ciência, física, matemática, entre outros.

A motivação da escolha foi despertar o interesse em conteúdos além dos que se costuma ver na área de Ciência da Computação.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maquiavel
http://pt.wikipedia.org/wiki/Kant

Adriano Sales disse...
12 de março de 2009 às 18:59

O motivo da escolha desses dois cientistas se dá ao fato de que, eles foram “protagonizantes” de um episódio muito importante na História científica, a Revolução Científica, que se caracterizou pelo desvinculamento total da ciência com a filosofia.

René Descartes:
Descartes, filósofo francês, nascido em 1596, e conhecido como “O Fundador da Filosofia Moderna”, foi o inspirador de várias gerações de filósofos posteriores a ele. Graduou-se em direito, pela Universidade de Poitiers, mas nunca chegou a exercer a profissão. Também chegou a alistar-se no exército do Príncipe Maurício de Nassau, mas logo deixou por não se achar um verdadeiro militar. Em seguida, conheceu Isaac Beeckman, pelo qual foi fortemente influenciado. No dia 10 de Novembro de 1619, na Alemanha, Descartes tem uma visão, em sonho, de um novo sistema matemático e científico, e sente o chamado vocacional para trazer o conhecimento num único sistema de pensamento. Esse novo sistema começou perguntando o que pode ser conhecido se tudo mais for duvidoso, surgindo, assim, o famoso “Penso, logo existo”. Descartes foi um dos filósofos considerados figura-chave no desenvolvimento da metodologia científica.

Louis Pasteur:
Pasteur, cientista francês, nascido em 1822, fez várias descobertas de grande importância na história da medicina e da química. Ele é o responsável pela técnica química conhecida como pasteurização. Filho de sargento da armada, Pasteur não foi um aluno brilhante na escola, nem mesmo na universidade. Quando jovem, gostava muito de pintura, e costumava pintar o retrato de sua família, até que aos 19 anos, entrou na carreira científica, ficando o resto de sua vida. Ele foi o primeiro cientista a provar que os seres microscópicos, invisíveis a olho nu, são os principais responsáveis por causar diversas doenças. Essa descoberta contribuiu de maneira surpreendente para o avanço da microbiologia e da imunologia. Ele também foi o responsável pela “quebra” da teoria da abiogênese (também conhecida como Geração Espontânea, é a teoria que afirmava que os seres vivos eram formados a partir da matéria não viva, “matéria bruta”), usando, para isso, o famoso frasco “pescoço de cisne”.

Gabriella Barros disse...
12 de março de 2009 às 20:40

Ada Locelace (1815-1852): nasceu Augusta Ada Byron, filha de Lord Byron e Anne Isabelle Milbanke, casou aos vinte anos com William King, passando a ser Condessa de Lovelace (ele recebeu um título nobre em 1838).
Amiga íntima de Charles Babbage, cientista que é reverenciado como o inventor do primeiro computador de uso geral, Ada criou, usando uma máquina analítica criada por ele, um algorimo para calcular a sequência de Bernoulli. Ela também trabalhou nos projetos de Babbage como tradutora.
Atualmente, Ada é considerada a primeira programadora da História, e existe uma linguagem ADA, registrada em sua homenagem.

Razão da escolha: Ela é um ícone para mim, porque, como disse na biografia, ela é (considerada) a primeira programadora da História, e programação é justamente uma das partes que eu mais aprecio em computação.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace
http://www.depijama.com/dica-do-dia/ada-lovelace-tudo-comecou-com-ela/
http://www.cotianet.com.br/BIT/hist/ada.htm
http://www.sdsc.edu/ScienceWomen/lovelace.html
http://www-groups.dcs.st-and.ac.uk/~history/Mathematicians/Lovelace.html


Marya/Marie Sklodowka Curie (1867 - 1934): nascida na Polônia foi uma cientista francesa casada com o também cientista Pierre Curie. Ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1903 (dividido com o marido e Antoine Becquerel), pela descoberta dos elementos Rádio e Polônio, e o 11º Nobel de Química em 1911, pelo "Tratado de Radioatividade", que trazia inumeras contibuições relativas ao assunto. Desse modo, Marya foi a primeira pessoa do mundo a ganhar tão prêmio duas vezes, e a primeira mulher a sequer conseguir recebê-lo.
Frequentou a Faculdade de Ciências da Sorbonne, em Paris, onde recebeu os graus de bacharel em Matemática e Física, e seu doutorado em Ciências Físicas, por "Pesquisas de Substâncias Radioativas".

Razão da escolha: Escolhi Curie porque ela dedicou sua vida ao estudo da radioatividade (tal termo foi até criado por ela e seu marido!), e morreu em decorrência de sua dedicação (leucemia causada por exposição). Ela também teve conquistas consideradas impossíveis até então, que foram ganhar o Prêmio Nobel, e ainda por cima duas vezes.

Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie
http://www.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/e-museu_quimica_01.htm
http://www.geocities.com/~esabio/interacao/madame_curie.html
http://nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/1903/marie-curie-bio.html

Endhe disse...
12 de março de 2009 às 21:01
Este comentário foi removido pelo autor.
Endhe disse...
12 de março de 2009 às 21:02

Bernhard Riemann : Georg Friedrich Bernhard Riemann, nasceu em 17 de setembro de 1826. Filho de um ministro luterano, aos 19 anos ingressou na Universidade de Göttingen para estudar Filosofia e Teologia, sempre convicto de sua fé, estudou hebraico e tentou provar a veracidade do Livro do Gênesis por meio de um raciocínio matemático. Em 1846 foi cursar matemática, tornou-se PhD sob a orientação do igualmente brilhante Gauss na Universidade de Göttingen e lá permaneceu para lecionar. Gauss, que não tinha hábito de elogiar outros matemáticos, referiu-se a Riemann como “uma mente criativa, ativa e verdadeiramente matemática, e de uma originalidade gloriosamente fértil”. Ele também fez grandes contribuições para a teoria de funções de uma variável complexa, física, teoria dos números e fundamentos da geometria. Riemann morreu na Itália em 20 de julho de 1866 vítima de tuberculose.

Gottfried Leibniz : Gottfried Wilhelm von Leibniz, nasceu em 1 de julho de 1646 em Leipzig, filho de Friedrich Leibniz, professor de filosofia em Leipzig. Universidade a qual o mesmo entrou com 14 anos para cursar matemática e filosofia. Posteriormente Leibniz defendeu o ecumenismo Cristão. Em sua visita a Paris, Leibniz fez contato com matemáticos e filósofos, em particular Arnauld e Malebranche, discutindo com Arnauld diversos tópicos, particularmente a unificação da Igreja. Considerado um dos inventores do cálculo, principalmente por causa de seus trabalhos com Isaac Newton, Leibniz também fez outras contribuições para matemática, como por exemplo o estudo da aritmética binária, que segundo ele, havia sido utilizada pelos chineses e estaria presente no livro I Ching e pela generalização do teorema do binômio em Teorema do Multinômio, para expansões do tipo (x + y + z)n. Leibniz morreu em 14 de Novembro na cidade de Hannover, Alemanha.

Escolhi esses dois grandes cientistas, pois além da genialidade há outro aspecto interessante que os liga, que é a devoção ao Cristianismo. Ambos desenvolveram trabalhos em campos religiosos, Riemann foi mais longe tentando provar matematicamente a o livro de Gênesis e Leibniz queria a unificação da Igreja. Ou seja, por mais que seja difícil interligar ciência e religião, para os que acreditam sempre haverá uma maneira.

Olavo de Holanda disse...
12 de março de 2009 às 21:05

Stephen Hawking :

Stephen William Hawking, nasceu em Oxford, 8 de janeiro de 1942.
Doutor em Cosmologia, é um dos mais consagrados físicos teóricos do mundo. Responsável por contribuições fundamentais ao estudo dos buracos negros. Hawking atualmente é professor lucasiano de Matemática na Universidade de Cambridge (posto que foi ocupado por Isaac Newton).

Motivo da Escolha : Escolhi Stephen Hawking, pois sua vida é marcada principalmente pela superação. Aos 21 anos, descobriu que possuía esclerose lateral amiotrófica (doença degenerativa que enfraquece os músculos do corpo) e continuou estudando até se tornar Ph.D em cosmologia.

Fontes:
http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u381.jhtm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stephen_Hawking

John Nash :
John Forbes Nash Jr., nasceu em Bluefield, 13 de junho de 1928.
Matemático, economista e atualmente professor de matemática da Universidade de Princeton. Ganhou em 1994, o prêmio Nobel de economia (junto com dois outros estudiosos) pelo resultado do seu trabalho sobre a teoria dos jogos. Sofria de esquizofrenia e teve sua vida retratada no filme Uma Mente Brilhante.

Motivo da escolha :
Escolhi John Nash, pois só depois de sofrer de esquizofrenia foi que ele desenvolveu seus grandes pensamentos e sua aplicações práticas, os quais revolucionaram o campo da economia.

Fonte :
http://www.10emtudo.com.br/artigos_1.asp?CodigoArtigo=21&Pagina=1&tipo=artigo
http://en.wikipedia.org/wiki/John_Forbes_Nash

Unknown disse...
12 de março de 2009 às 22:02

..

Charles Robert Darwin: Nasceu em Shrewsbury, 12 de Fevereiro de 1809. Darwin sempre foi um naturalista e cientista de sua época, se interessava pela origem das coisas. Aprendeu a pesquisar e catalogar insetos, plantas e animais. Entrou na escola de medicina para seguir carreira com seu pai, mas sentia uma certa repulsa a brutalidade da cirurgia da época, o que fez com que ele deixasse de lado a medicina e voltasse novamente para o estudo da natureza. Fez várias viagens durante a sua vida, sendo a mais famosa, a viagem de exploração da América do Sul que ele fez a bordo do navio inglês, HMS Beagle. Publicou vários livros, sendo de sua autoria o livro "A Origem das Espécies", onde ele apresentou a idéia da seleção natural, que causa uma certa polêmica até o dias atuais, por ir de encontro com a teoria criacionista. Darwin contraiu algumas doenças em sua viagem pela América do Sul, e nunca se recuperou, ele tinha dores estomacais, tremores, palpitações, etc. Ainda hoje não se sabe qual a doença que Darwin havia contraído na sua viagem. Morreu em Downe, Kent, Inglaterra, em 19 de abril de 1882, e seria enterrado lá, se não fosse pela intervenção de seus colegas cientistas. Foi enterrado na abadia de Westminster próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton.

.
Darwin foi minha primeira escolha, pois é um dos ciêntistas que mais contribuiu para iluminar o pensamento das gerações seguintes, difundindo a idéia de que a natureza evolui sempre mantendo as coisas em equilíbrio. Essa idéia faz com que o conceito de um criador do universo seja revisto, não abolindo a idéia de um deus, mas aplicando essa idéia na pesquisa da origem das coisas, e retirando a idéia mágica e supersticiosa de um criador, fazendo com que a mentalidade dos seres humanos evolua cada vez mais.
.



..


Benoît B. Mandelbrot: Nasceu em Varsóvia, na Polônia em 20 de novembro de 1924. É um matemático francês de origem judaico-polonesa, amante da geometria, mas que ficou insatisfeito com a geometria convencional. A pesquisa de Mandelbrot forneceu teorias matemáticas para o fenômeno da probabilidade errática e métodos de auto-semelhanças em probabilidades. Levou a cabo uma pesquisa sobre processos esporádicos, termodinâmica, linguagens naturais, astronomia, geomorfologia, gráficos e arte com a ajuda do computador e criou e desenvolveu a geometria fractal. O objetivo desse novo conjunto de objetos foi minimizar as lacunas deixadas pela geometria Euclidiana no que diz respeito às formas existentes na natureza. Essa nova família de formas geométricas ficou conhecida como fractais.


.
Escolhi Mandelbrot pela sua genialidade em criar a geometria fractal. É a prova mais cabal de que todas as formas criadas pela natureza não são aleatórias e inexplicáveis. E de que para tudo existe uma explicação matemática.

Carlos Jorge disse...
12 de março de 2009 às 22:17

# Augusta Ada King, Condessa de Lovelace (1815 - 1852): Nascida em Londres, conhecida por desenvolver um programa o qual poderia utilizar a máquina analítica de Charles Babbage, sendo assim uma das poucas mulheres a se destacar na História do processamento de dados; com isso ficou reconhecida como a primeira programadora de toda a história. Infelizmente morreu de câncer, em 1852, com apenas 37 anos de idade. Na década de 80 foi criada uma linguagem de programação chamada ADA, em homenagem ao seu nome Ada Lovelace.

# Blaise Pascal (1623 - 1662): filósofo, físico e matemático de origem francesa.
Considerado um gênio, realizou grandes e importantes trabalhos na área científica, dentre eles destacaram-se: o famoso Teorema de Pascal, a primeira calculadora mecânica (máquina de somar), conservada no Conservatório de Artes e Medidas de Paris, também estabeleceu juntamente com Pierre de Fermat, as bases da teoria das probabilidades e da análise combinatória logo após aperfeiçoadas por Huygens, entre outros.

MOTIVO DA ESCOLHA:
Augusta Ada King; escolhi por ela esta diretamente ligada à computação e a Babbage, pois afinal ela desenvolveu algoritmos, que eram permitidos serem computados pela maquina analítica, que foi inventada por Babbage, “considerado o pioneiro da computação”.
Blaise Pascal; escolhi pelo fato dele facilitar o nosso entendimento, com seus teoremas, e também por criar a primeira calculadora mecânica a qual facilitou a vida da sua família na época.

A união faS ASSucar disse...
12 de março de 2009 às 22:30

Ludolph van Ceulen (1540 — 1610) cientista matemático alemão radicado nos Países Baixos.

Ludolph van Ceulen passou grande parte de sua vida aperfeiçoando o método de cálculo do número irracional de Pi (π). O maior cálculo de casas decimais até o século XV foi 3,1415926535897932 feito pelo matemático árabe Jamshid Masud Al-Kashi com 16 casas decimais. Ludolph van Ceulen, no final do século XVI, calculou em 1596 um valor de π com 35 casas decimais, começando com um polígono de 15 lados, dobrando o número de lados 37 vezes, e, logo em seguida, aumentando o número de lados. Por curiosidade, sua esposa mandou gravar em seu túmulo o valor de π.


Brook Taylor (1685 — 1731) foi um matemático inglês.

Taylor teve um trabalho publicado pelo seu neto após sua morte em 1793, intitulado Contemplatio Philosophica. incluindo relatórios sobre trabalhos em magnetismo e atração capilar. Ele publicou em 1719 uma versão melhorado do seu trabalho sobre perspectiva com o título New Principles of Linear Perspective. Obra que foi revisada por John Colson em 1749 e reeditada em 1811. Taylor realizou a primeira investigação satisfatória sobre refração astronômica.

Taylor é, no entanto, mais conhecido pelo seu trabalho sobre as séries que hoje recebem seu nome publicado em 1715 em Methodus incrementorum directa et inversa.

Ana Carla disse...
12 de março de 2009 às 22:59
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Carla disse...
12 de março de 2009 às 23:00

Thomas Alva Edison foi um dos primeiros inventores a aplicar os princípios da produção maciça ao processo da invenção. Entre as suas contribuições mais universais para o desenvolvimento tecnológico e científico encontra-se a lâmpada elétrica incandescente, o gramofone, o cinescópio ou cinetoscópio, o ditafone e o microfone de grânulos de carvão para o telefone. Edison é um dos precursores da revolução tecnológica do século XX. Teve papel determinante na indústria do cinema.

Alan Mathison Turing foi um matemático filho de um oficial que logo cedo se interessou pela ciência. Por ter dedicado a maior parte de seu trabalho a espionagem foi considerado apenas em 1975 um grande nome na história da computação. Aos 24 anos de idade, consagrou-se com a criação de uma máquina que, de acordo com um sistema formal, pudesse fazer operações computacionais. Máquina de Turing.

A justificativa dar-se pela grande contribuição de Thomas Edison na revolução tecnológica com inúmeros inventos não apenas restrito a uma área e Alan Turing com a Máquina de Turing, pois apartir dela a idéia de computabilidade começou a ser delineada.

Marcio Augusto disse...
12 de março de 2009 às 23:41

Nikola Tesla pode ser considerado com um dos mais importantes cientistas e inventores no campo da engenharia elétrica. Trabalhou para o desenvolvimento da corrente alternada e implementou o primeiro sistema de distribuição de energia elétrica com corrente alternada, uma grande evolução para a ineficiente rede de distribuição de energia elétrica com corrente contínua desenvolvida por Thomas Edison.

Muitos outros grandes inventos são atribuídos a Tesla, como a Bobina de Tesla, o Rádio, Raio-X, Radar, Lâmpada fluorescente e o Raio da Morte.

Nikola Tesla nasceu no dia 9 de julho de 1856 na vila de Smiljan, Áustria-Hungria, hoje Croácia. Entrou em 1876 na Escola Politécnica em Graz, Áustria, mas abandonou em 1978 com o falecimento do seu pai. Em 1880, continua seus estudos na Faculdade de Praga, República Tcheca. Trabalhou na “National Telephone Company” em Budapeste, Hungria e em 1882 mudou-se para França para trabalhar na “Continental Edison Company”. Em 1884, Tesla vai para os Estados Unidos da América onde desenvolve a maioria dos seus projetos. No dia 7 de janeiro de 1943, Tesla morre, aos 87 anos em Nova Yorke.

A história de Nikola Tesla é muito interessante, impossível descreve em tão poucas linhas. Fico fascinado toda vez que leio sobre o “Transformador Amplificador” que descarregou cerca de dez milhões de volts na terra, fazendo trovoar, o gramado emitir uma “luz azulada”, raios elétricos partir dos hidrantes a objetos de metal próximos, faíscas sair dos pés dos moradores de Colorado. Sem contar a história do Raio da Morte.



John Forbes Nash Jr. foi um grande matemático, desenvolveu trabalhos envolvendo a Teoria dos Jogos, na Geometria diferencial e na Equação de derivadas parciais. Sua tese de doutorado sobre os jogos não-cooperativos ficou conhecida mais tarde como Equilíbrio de Nash e foi o ponto de partida para seus três artigos: Pontos de Equilíbrio em Jogos de N-Pessoas, O Problema da Barganha e Jogos Cooperativos de Duas Pessoas. Nash ainda possui dois grandes importantes trabalhos: Coletores reais da álgebra e Teorema do Encaixe de Nash.

Criou em 1942 o popular jogo de tabuleiro Hex e em 1950 com M. Hausner e Lloyd S. Shapley criou o jogo So Long Sucker.

Nash nasceu em 13 de junho de 1928 do estado da Virgínia Ocidental nos Estado Unidos da América. Estudou na Universidade Carnegie Mellon, em Pensilvânia, onde foi graduado em matemática e também recebeu título de mestre em 1948. Em 1950 recebe seu doutorado pela Universidade de Princeton com a dissertação sobre jogos não-cooperativos.

Conheci a história de John Forbes Nash Jr. através do Filme “Uma mente brilhante”, gostei muito do filme, da genialidade de Nash, como viveu e superou a esquizofrenia, ganhando o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel em 1994.

Referências:
- http://www.exatas.com/fisica/tesla.html
- http://www.umanovaera.com/conspiracoes/Tesla.htm
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Nikola_Tesla
- http://www.ubnt.ni.ac.yu/tesla/teslaElePub/2004_On_University_Studies_of_NT.pdf
- http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Forbes_Nash

Juscyllan S Queiroz disse...
12 de março de 2009 às 23:47

Pitágoras (570 a.C.(?) - 496 a.C. (?))
Grande filósofo, matemático, nascido em Samos, fundador de uma escola mística e filosófica em Crotona. Na filosofia pitagórica afirma-se que 'tudo é número'. No estudo musical em cordas esticadas descobriu as séries harmonicas.
Na matemática podemos citar a classificação dos números em: primos e compostos, pares e ímpares, amigos, perfeitos e figurados; o máximo divisor comum e o mínimo múltiplo comum; que a soma dos ângulos internos de um triângulo é igual a dois ângulos retos; se um polígono tem n lados, então a soma dos ângulos internos do polígono é igual a (2n - 4) ângulos retos.
Uma de suas maiores descobertas foi provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, que foi chamada de Teorema de Pitágoras.
Razão: Trouxe muitos beneficios para a matematica, pensamentos que são usados até hoje, merece ser citado.
Fontes: http://www.ime.usp.br/~leo/imatica/historia/pitagoras.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pitágoras


Alan Turing (1912 - 1954)
Pai da computação e criador da teoria computacional, a maior parte de seu trabalho foi desenvolvido na segunda guerra mundial, no serviço de espionagem e foi por isso que só foi reconhecido por volta de 1975 como um pioneiro da computação.
Razão: Idealizador do computador como conhecemos hoje, é importante para um cientista da computação conhecer a biografia de Alan Turing.
Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alan_Turing
http://www.cotianet.com.br/BIT/hist/turing.htm

Natália Julieta disse...
13 de março de 2009 às 00:14

Alan Turing



Alan Turing nasceu em 1912, em Londres. Em 1937, publicou um artigo Sobre as Máquinas Computáveis que teve uma importância enorme para a matemática pura: nele, provava que existiam cálculos impossíveis de serem feitos. Mas também trazia uma aplicação prática que ninguém, na época, percebeu. Turing imaginara uma máquina capaz de fazer todos os cálculos possíveis, desde que lhe dessem as instruções adequadas.

Foi durante a II Guerra Mundial, trabalhando para o governo britânico que Turing, mostrou o poder da computabilidade, desenvolvendo uma maquina que tinha como objetivo quebrar códigos, que eram produzidos por outra máquina de codificação. Com o fim da Guerra Turing vai para o EUA, onde desenvolve uma um projeto de transmissão de dados. Turing conseguiu um desenvolvimento teórico do conceito de computabilidade que em pouco tempo se converteu em um elemento central para construir máquinas que efetuasse cálculos automaticamente.



http://www.interciencia.org/v22_02/editorial_por.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alan_Turing

http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_119009.shtml

http://www.cotianet.com.br/BIT/hist/turing.htm




Richard Matthew Stallman



Richard Matthew Stallman nasceu em Nova Iorque, filho de Alice Lippman e Daniel Stallman. Seu primeiro acesso a um computador aconteceu em 1969, no seu primeiro ano do curso médio.


Empregado pelo Centro Científico da IBM em Nova York, após concluir seu curso médio (High School) Stallman passou o verão escrevendo seu primeiro programa - um pré-processador para a linguagem de programação PL/I no IBM 360.


Stallman, é um dos nomes mais respeitados entre os cientistas da computação e hacker de todo o mundo, por ter sido o precursor do movimento de Software Livre, por ter criado a ideia do copyleft. Foi através de Stallman que o mundo começou a pensar a ciência da computação de uma forma mesmo elitista e mais cooperativa, mostrando que a tecnologia e a ciência de software não deve ser um poder que poucos devam conter, mas sim que a ciência seja feito para toda a sociedade.

Henrique Rocha disse...
13 de março de 2009 às 00:58

1) Milton Santos: Era advogado por pressões familiares, negro, mas nunca gostou de ser jurista. Foi autodidata em geografia, ensinando-a desde adolescente e adquirindo o título de doutor honoris causa por diversas universidades pelo reconhecimento de seu trabalho, revolucionário nas teorias geográficas e urbanísticas.

O porquê da escolha: Porque seu pensamento revolucionou a teoria sobre o desenvolvimento urbano nos páises subdesenvolvidos.

2) Henri Lefèbvre: Filósofo marxista e sociólogo francês, sustentou na França a vanguarda da crítica mais contundente às implicações político-sociais do estruturalismo. Tenta mostrar até que ponto podem se mistificar a verdade e a ciência e cria uma taxonomia para o espaço, correlacionando-o a sua produção social, influenciando bastante nas teorias urbanas atuais.

O porquê da escolha: Porque, assim como Milton Santos, ele trata da ocupação do espaço, mas com visões diferenciadas e é sempre bom avaliar opiniões opostas.

Vitor Rafael disse...
13 de março de 2009 às 07:31

Pitágoras, importante matemático e filósofo grego, nasceu na ilha de Samos(situada na Ásia Menor). Afirmava que o planeta Terra era esférico e que tanto as estrelas como a Terra giravam em torno do sol. Desenvolveu o conhecido Teorema de Pitágoras, o qual, afirma a possibilidade de se encontrar o tamanho de um dos lados de um triângulo retângulo a partir de seus outros dois lados.
Suas grandes contribuições na matemática, astronomia e filosofia foram os motivos que me fizeram escolhe-lo.

Leonardo da Vinci nasceu no vilarejo de Vinci, nas proximidades de Florença. Como pintor foi o autor de Monalisa, quadro mundialmente famoso. Leonardo também foi músico, tocava pra distrair seus modelos, e cientista, criou vários experimentos e instrumentos.
Como cientista trabalhou na observação criteriosa da natureza. Fez varias anotações e rascunhos sobre suas invenções e pensamentos em seus cadernos, um deles foi um protótipo de aeronave. Dedicou-se também à hidráulica e ao vôo dos passaros dentre outros assuntos da natureza.
Escolhi Da Vinci, pois muitos ignoraram ou desconhecem o fato dele ter sido, além de pintor, um grande cientista.

cloves disse...
13 de março de 2009 às 09:17

Nicolau Copérnico: nasceu em Toruń,(1473 -1543) foi um astrónomo e matemático que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.

Justificativa: A coragem de Copérnico serviu como ponto de partida para minha escolha, pois a teoria do Heliocentrismo , que colocou o sol como o centro do sistema solar, contrariava a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a Terra como o centro), imposta pela igreja catolica.
.


Aristóteles: nasceu em Estagira, na Calcídica (384 a.C. - 322 a.C.). Filósofo grego,
aluno de Platão e professor de Alexandre, o Grande, é considerado um dos maiores pensadores de todos os tempos e criador do pensamento lógico.
Aristóteles figura entre os mais influentes filósofos gregos, ao lado de Sócrates e Platão, que transformaram a filosofia pré-socrática, construindo um dos principais fundamentos da filosofia ocidental.

Justificativa: Aristóteles prestou contribuições importantes em diversas áreas do conhecimento humano, destacando-se: ética, política,física, metafísica, lógica, psicologia, poesia, retórica, biologia.Ressalto aqui sua contribuição em logica, área de grande importância para computação.

Michele Agra disse...
13 de março de 2009 às 11:37
Este comentário foi removido pelo autor.
Michele Agra disse...
13 de março de 2009 às 11:44

MARIE CURIE nasceu em Varsóvia, capital da Polônia, em 7 de Novembro de 1867. Concluiu a licenciatura em Física e, mais tarde, em Matemática, na Sorbonne, sendo a primeira mulher a lecionar neste mesmo estabelecimento de ensino. Casou-se em 1895 com Pierre Curie, que também era professor de Física. Dois anos depois decidiu doutorar-se em Física, e começou a sua pesquisa sobre a radioatividade. O trabalho com Pierre Curie levou-os à descoberta de que a radioatividade não é o resultado de uma reação química, mas uma propriedade do átomo. A descoberta valeu-lhes o Prêmio Nobel da Física, em 1903, dividido também com Antoine Becquerel.
Após mais pesquisas, isolaram dois novos elementos químicos: o polônio (em referência a seu pais nativo) e o rádio (em referência à sua intensa radiação). Tal descoberta lhe valeu outro Prêmio Nobel, desta vez em Química, em 1911, tornando-se a primeira mulher a receber esse prestigiado Prêmio.
Depois de toda a sua vida dedicada à ciência e exposta a radiações, Marie Curie desenvolve leucemia, e morre vítima da doença em 1934.

A escolha pela biografia de Marie Curie foi em função de esta ser uma notável representante feminina no meio científico, com grandes contribuições nos campos da Física e da Química. Grande cientista, foi a primeira pessoa a receber dois Prêmios Nobel em campos diferentes.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Marie_Curie
http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_4062.html


DANIEL BERNOULLI nasceu em Groningen, Países Baixos, em 9 de fevereiro de 1700. Membro de uma família de talentosos matemáticos, físicos e filósofos, ele é particularmente lembrado por suas aplicações da Matemática à Mecânica, especialmente a mecânica de fluidos, e pelo seu trabalho pioneiro em probabilidade e estatística.
Aos treze anos, foi para a Universidade da Basiléia, na Suíça, estudar filosofia e lógica. Por imposição de seu pai, doutorou-se em Medicina, dedicando-se ao estudo das teorias de energia cinética aplicadas a mecânica da respiração.
Foi ainda professor de matemática em São Petersburgo, na Russia, em 1724. Retornou para a Universidade de Basiléia, onde ocupou a cadeira sucessiva de medicina, Metafísica e filosofia natural. Seu verdadeiro interesse, porém, situava-se no campo da Mecânica. Nessa mesma época, concluiu sua obra mais marcante, a Hidrodinâmica - importante estudo de mecânica dos fluidos, onde esboça a teoria cinética dos gases e ainda deduz o importante teorema que leva seu nome e que exprime a conservação da energia mecânica nos fluidos ideais.
Bernoulli também produziu trabalhos de importância na área de probabilidades e política econômica. Foi também um precursor no campo das equações diferenciais parciais.
Daniel Bernoulli morreu no dia 17 de março de 1782, em Basiléia, aos 82 anos.

A grande contribuição científica de Daniel Bernoulli nos campos da Matemática e da Física, com importante aplicação na Engenharia, me fizeram optar pela biografia desse cientista. Seus estudos e teorias possibilitaram muitas obras da vida atual, desde o cálculo de uma rede de adução e distribuição de água até o projeto dos submarinos, aviões supersônicos, foguetes, automóveis e outros veículos modernos.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Daniel_Bernoulli
http://biografias.netsaber.com.br/ver_biografia_c_1840.html

Rony Bezerra disse...
13 de março de 2009 às 14:50

SÉRGIO PEREIRA DA SILVA PORTO

Sérgio Pereira da Silva Porto nasceu em 19 de janeiro de 1926, na cidade de Niterói.Foi para os Estados Unidos terminar seus estudos e recebeu o titulo de Ph.D. pela universidade Johns Hopkins em Baltimore. Trabalhou no instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA). Foi Líder de um grupo de pesquisadores e fundou em 1975 o Departamento de Eletrônica Quântica do Instituto de Física da UNICAMP. Participou da construção de um Laser que deixou a Apolo 12 na lua. E nos últimos anos de sua vida dedicou-se à pesquisa de aplicação do laser na medicina, onde foi considerando um pioneiro na área. Sérgio é considerando um dos 20 maiores cientistas Brasileiros do século XX.

Eu escolhi este cientista, pois Sérgio era brasileiro e tinha uma grande capacidade de estimular e atrair as pessoas, além de criar condições materiais favoráveis para o trabalho. Ele sempre contribuiu com excelentes idéias objetivando atingir a excelência em educação e pesquisa. Hoje milhares de pacientes são salvos graças às modernas cirurgias que utilizam laser.



CÉSARE MANSUETO GIULIO LATTES ( CÉSAR LATTES )


Nasceu em Curitiba Paraná no dia 11 de julho de 1924. Sua carreira deslanchou, no Departamento de Física da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, após a publicação do trabalho científico sobre a abundância de núcleos no universo. Formou-se pela Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, com 19 anos apenas. Ainda jovem foi um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas no Rio de Janeiro. Em apenas um ano, participou da descoberta de uma partícula nova encontrada na radiação cósmica. Teorias como a da “Criação e Expansão do Universo”, por exemplo, tiveram como base os dados relatados por ele em suas várias pesquisas.Recebeu várias homenagens e prêmios nacionais e internacionais.

Escolhi César Lattes, pois graças as suas realizações o nome do Brasil foi incluído no seleto grupo dos países que participam de pesquisas e descobertas atômicas. Ele é uma referência na área do conhecimento e da educação. Suas descobertas foram fundamentais para o desenvolvimento do campo da física moderna e para as contribuições da América latina no mundo da ciência.

Ricardo Saldanha disse...
13 de março de 2009 às 15:02

Claude Elwood Shannon (Petoskey, Michigan, EUA, 30 de Abril de 1916 - Medford, EUA, 24 de Fevereiro de 2001) foi um engenheiro elétrico e matemático, considerado o fundador da teoria da informação.Em 1948, publicou o importante artigo científico intitulado A Mathematical Theory of Communication enfocando o problema de qual é a melhor forma para codificar a informação que um emissor queira transmitir para um receptor.

Pingala é um antigo matemático indiano que apresenta a primeira descrição conhecida de um sistema numérico binário. Ele descreveu o sistema numérico binário em conexão à listagem das métricas védicas com sílabas longas e curtas. A sua discussão sobre a combinação de métrica corresponde ao teorema binomial. A obra de Pingala também contém as idéias básicas de números de Fibonacci.O uso do zero é às vezes erroneamente designado a Pingala devido à sua discussão sobre números binários, geralmente representados usando 0 e 1 na discussão moderna, mas Pingala usou sílabas longas e curtas.

Ambos foram escolhidos devido a sua grande importância para a atual situação na qual a ciência da computação se encontra.

Fonte: http://www.wikipedia.org/

Adolfo Brunno disse...
13 de março de 2009 às 15:50

Gottfried Wilhelm von Leibniz

Nasceu em 1 de julho de 1646 na cidade alemã de Leipzig e falesceu no dia 14 de novembro de 1716 em Hanover.
Em 1666 escreveu "De arte combinatória", no qual formulou um modelo que é precursor teórico de computação moderna: todo raciocínio, toda descoberta, verbal ou não, é redutível a uma combinação ordenada de elementos tais como números, palavras, sons ou cores.
A ele é atribuída a criação do termo "função", que usou para descrever uma quantidade relacionada a uma curva. Recebeu os créditos pelo desenvolvimento da Integral e da Regra do Produto. Atuou também nos campos da lei, religião, política, história, literatura, metafísica, filosofia e lógica.

Motivação: muitos credenciam somente a Isaac Newton a invensão do cáculo que nós estudamos, porém, sem a contribuição de Leibniz, não veríamos tantos cálculos no curso de computação.


Gregor Mendel

Nascido em 22 de julhoo de 1822 em Heizendorf, Mendel foi um monge agostiniano considerado o pai da genética. Estudou durante dois anos no Instituto Filosófico de Olomuc. Foi professor de ciências naturais na Escola Superior de Brno (onde veio a falescer em 6 de janeiro de 1884).
Mendel realizou experimentos com ervilhas para provar as leis da genética humana.

Motivação: Mendel defendeu a teoria evolucionária mesmo sendo um religioso. Conseguiu formular as leis da genética humana através do pensamento indutivo (partindo de pequenas ervilhas). Mendel era um homem a frente de seu tempo, mas ignorado durante toda a sua vida.


Fontes:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gottfried_Leibniz
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gregor_Mendel

Joseanderson Caldas disse...
13 de março de 2009 às 15:54

Arquimedes de Siracusa

Arquimes nasceu em Siracusa (Grécia) por volta de 287 a.C e foi um dos mais importantes cientistas e matemáticos da Antiguidade. Na matemática ele criou um método para cálculo do número π. Arquimedes também teve grande destaque na invenção de diversas máquinas que foram usadas durante as guerras. Máquinas essas que foram usadas para defender Siracusa. Ele morreu por engano em 212 a.C em Siracusa durante a Segunda Guerra Púnica, um dos soldados romanos matou-o por engano.
Arquimedes também estalebeleu os princípios da hidrostática, possibilitando a medição do peso de corpos imersos em líquidos. Além disso ele também é responsável pela célebre citação: "Dêem-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". Com essa indagação, Arquimedes se referia ao princípio da alavanca.

JUSTIFICATIVA: Escolhi esse cientista não apenas pelas invenções e contribuições. Sempre me interessei pelas histórias a seu respeito: como ele descobriu que o ourives havia roubado o rei, como ele acabou com uma esquadra de navios usando espelhos, entre outros feitos. Suas descobertas pareceiam óbvias, mas nem todos da época foram capazes de entender.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arquimedes


Nikola Tesla

Nikola Tesla nasceu em 9 de julho de 1856 na Croácia e desde cedo já era notável sua capacidade. Seu pai percebendo isso ajudava-o com diversos exercícios. Durante sua infância Tesla adoeceu repetidamente, houve períodos em que ele possuía uma hipersensibilidade terrível, em outro momento teve um ataque de cólera que quase lhe causara a morte. Nikola Tesla abominava o contato físico com outras pessoas, inclusive as mulheres. Em certa ocasião, quando uma mulher tentou beijá-lo ele correu desesperadamente.

Nikola Tesla foi um Engenheiro Eletricista e suas maiores contribuições se situaram nessa área. Alguns historiadores descrevem que Tesla estudava febrilmente, das 03:00 da manhã às 11:00 da noite, ele queria impressionar seus pais e tinha um sonho: ir para a América e trabalhar com Thomas Edison.

Tesla acreditava que a corrente contínua era ineficiente e incapaz de transmitir energia a longas distâncias. Ele acreditava na corrente alternada, assunto que era desprezado pela comunidade científica da época. Sua grande contribuição foi a criação da bobina de Tesla, essa invenção possibilitou desprezar o comutador usado em motores de corrente contínua e serviu também como base para o surgimento de rádios e outros eletrônicos. Outro grande feito de Tesla foi a transmissão de energia elétrica sem fio e a transmissão de energia elétrica entre longas distâncias.

JUSTIFICATIVA: A escolha por Tesla surgiu inicialmente pelo interesse particular que tenho no campo da eletricidade. Além disso, acredito que depois de uma vida difícil, esse cientista contribuiu de forma impressionate para a humanidade. Suas descobertas impulsionaram outros campos da ciência.

http://www.exatas.com/fisica/tesla.html

Olympio disse...
31 de março de 2009 às 11:41
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.