Tarefa para 7/3

Bom dia pessoal,

Até o dia 7/3 às 18:00 deverão postar um comentário sobre o seguinte vídeo:



Para fazer a postagem deverão
  1. Assistir o vídeo até o final.
  2. Assistir o vídeo novamente, registrando o nome e a área de atuação dos cientistas cujos depoimentos compõem o vídeo.
  3. Assistir o vídeo novamente, registrando o que cada um deles fala.
  4. Fazer uma busca livre na Internet, à procura de informações da vida e atuação de cada um deles.
  5. Escolher um deles para comentar o impacto do seu trabalho na ciência contemporânea.
  6. Fazer um comentário breve e objetivo do/a cientista escolhido/a. Será pontuada a qualidade e a originalidade do texto.
A postagem deverá ser feita no prazo e na forma de um comentário a esta entrada do blog.

27 comentários:

Ricardo Saldanha disse...
1 de março de 2010 às 11:11
Este comentário foi removido pelo autor.
Luiz Felipe S. M. Barbosa disse...
1 de março de 2010 às 23:22

Richard Dawkins, além de grande defensor da teoria de Darwin(com citações como: "Para não acreditar na evolução você deve ser ignorante, estúpido ou insano."), defende em seu livro "O Fenótipo Estendido" a teoria de que o fenótipo não se reflete apenas em características do corpo de um organismo, mas também no ambiente em que este vive.

Anônimo disse...
3 de março de 2010 às 19:27

Jacob Bronowski(1908-1974)viveu entre a ciência e a literatura. Ele escreveu relatórios sobre os efeitos das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki, comandou uma pesquisa sobre combustíveis sem fumaça (chamado 'Bricks Bronowski') e ficou popularmente conhecido como apresentador da série de documentários da BBC,'The Ascent of Man',onde traçou o desenvolvimento da sociedade humana através de sua compreensão da ciência.

Ricardo Saldanha disse...
5 de março de 2010 às 12:38

Considerado por muitos o maior divulgador da ciência que o mundo já conheceu, Carl Sagan (1934-1996) foi um astrônomo, biólogo, conselheiro da NASA, ganhador do prêmio Pulitzer de Literatura com sua obra Os Dragões do Éden e obteve grande sucesso em difundir o conhecimento científico de forma simples como na série de televisão Cosmos e no romance de ficção científica Contato que tornou-se filme posteriormente a sua morte. Sagan trabalhou na pesquisa de vida extraterrestre e captou diversos fenômenos dos quais não pode comprovar pois: "Sem que os sinais se repitam, não podemos considerá-los", disse o astrônomo.

Arnon Almeida disse...
5 de março de 2010 às 15:44
Este comentário foi removido pelo autor.
Arnon Almeida disse...
5 de março de 2010 às 15:46

Nascido em 6 de fevereiro de 1963, Briam Greene já se destacava no ramo da matématica desde criança. Licenciou-se em Harvard e doutorou-se em Oxford. Foi professor na Universidade de Cornell, tendo sido nomeado professor catedrático(maior posição da carreira docente nas instituções de ensino superior universitárias públicas) em 1995, e em 1996 transferiu-se para a Universidade de Columbia onde é, atualmente, professor de física e de matemática. É considerado um dos grandes cientistas no campo da teoria das cordas, tendo realizado um grande número de descobertas revolucionárias neste domínio. Já deu palestras em mais de 25 países e fez dois livros de divulgação científica: "O Universo Elegante" e "O Tecido do Cosmo".

Raphael disse...
5 de março de 2010 às 16:38
Este comentário foi removido pelo autor.
daviprates disse...
5 de março de 2010 às 16:39

Jill Tarter, nascida em 16 de janeiro de 1944, obteve o grau de doutorado em astronomia em Berklery, Califórnia (1975). Além de seus trabalhos em astrobiologia, tem se destacado pelo sucesso como cientista do sexo feminino e foi nomeada pela revista Time uma das 100 pessoas mais influentes do mundo. Atualmente é diretora do Projeto Fênix do SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence). Trata-se do único programa realmente reconhecido como científico, de busca de vida em outros planetas. Em suas palavras, “Nossa Instituição está procurando uma civilização capaz de construir um transmissor de rádio.”

Raphael disse...
5 de março de 2010 às 16:39

Lawrence Krauss é um físico teórico, um dos mais polêmicos do mundo. Ficou famoso ao sugerir que a chave para compreender o surgimento do Universo é um tipo de matéria impossível de detectar da Terra, conhecida como matéria escura. Neo Ateísta convicto, combate a aproximação entre a ciência e a religião e atualmente está em campanha contra o criacionismo. Também publicou diversos livros de base ciêntífica, entre eles, o best seller "A Física de Jornada nas Estrelas" onde discute a física envolvida em vários conceitos e objetos da série "Star Trek".

Anderson Brayner disse...
5 de março de 2010 às 19:24

Michael Shermer, nascido em 8 de setembro de 1954 em Glendale, Califórnia, é um escritor científico norte-americano, historiador da ciência, fundador da sociedade dos céticos e editor-chefe de sua revista, Skeptic Magazine, que se dedica à investigação e desmacaramento de alegações pseudocientíficas e sobrenaturais. Shermer é o autor de vários livros que tentam explicar a onipresença de crenças irracionais ou mal fundamentadas, incluindo ETs, pé grande e alegações paranormais. Em um de seus livros, explora a psicologia por trás da crença em Deus. Em 2002 ele apresenta em sua coluna a "Última Lei de Shermer" que diz que toda forma de vida extraterrestre suficientemente inteligente é indistiguível de Deus

Márcio de Carvalho Santos disse...
5 de março de 2010 às 21:27

Stephen Hawking, a sua persistência o tornou, hoje como sendo um dos maiores cientista vivo; disseminador da Ciência Popular se destacou por possuir uma doença que o impossibilitou de se locomover sem a ajuda de uma cadeira de rodas, mas, não de pensar. Derrubou barreiras e criou pontes entre a Sociedade, Ciências e Politica – esta ultima menos valorizada por ele – com a publicação de artigos e livros. Agnóstico por natureza, não permitiu assim como muitos, que a existência ou não de DEUS o atrapalhasse. Tendo assim ao meu ver um diferencial entre os outros, cético ou não céticos. O impacto da sua contribuição para Ciência abrange: a Física, Matemática e a Astrologia. Usou a matemática como ferramenta e pesquisou sobre Cosmologia Teórica, Gravidade Quântica, Provou muitos teoremas (teorema da singularidade foi um deles), sugeriu que através do Big Bang a existência de Buracos Negros e junto com outros dois pesquisadores formulou quatro leis da Mecânica de Buracos Negros – analogia com a termodinâmica - e calculou que termicamente estes buracos deveria emitir partículas subatômicas.

Juscyllan S Queiroz disse...
6 de março de 2010 às 09:30

Michael Shermer: Cético, fundador da revista Skeptic Magazine, que se dedica a investigar assuntos como pseudociência e o sobrenatural. Também produziu a série Exploring the Unknow exibida na Fox Family television, colunista da revista Scientific American com a coluna Skeptic.

Thyago Tenório disse...
6 de março de 2010 às 10:53

Richard Dawkins é um eminente zoólogo, etólogo, evolucionista e popular escritor de divulgação científica, natural do Quênia, além de professor da Universidade de Oxford.
Citado pela expressão “máquina de sobrevivência”, seu trabalho baseia-se intransigente na teoria de evolução de Darwin. Tradicionalmente, a seleção natural é vista como um processo que seleciona os indivíduos mais adaptados; a visão de Dawkins, centrada nos genes, vai mais profundamente e entende isso como uma seleção indireta dos genes que determinam esse fenótipo mais adaptado nesses indivíduos. Dessa forma, a competição pelos recursos ambientais na seleção natural não se daria apenas entre indivíduos, e sim, entre diferentes genes possuídos por esses diferentes organismos.
Publicado no seu livro "O Gene Egoísta", seu trabalho obteve um grande impacto na comunidade científica, o qual acabou associando fortemente seu nome e essa visão.

Marcos Paulo disse...
6 de março de 2010 às 14:24

Stephen Hawking, doutor em cosmologia, contribui bastante com suas teorias no meio científico, como por exemplo, a do big bang e o do buraco negro, que mudou nossa visão sobre o mundo. Pode se dizer também que ele é um exemplo de superação, pois mesmo após de ter sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), que paralisa gradualmente os músculos do corpo, continuou e continua contribuindo com novas descobertas no meio cientifico.

Everton Hercílio disse...
7 de março de 2010 às 01:30

Stephen Hawking, físico teórico nascido em 1942, é um cientista bastante talentoso, mesmo não podendo se mexer (descobriu, ainda na juventude, ter uma doença que enfraquece os músculos do corpo). Tem esposa (sua enfermeira), filhos e até um neto. Trabalha como professor de matemática na Universidade de Cambridge. Possui diversos prêmios, medalhas e já foi homenagiado em váriis filmes e desenhos animados, sendo conhecido até por quem não é muito interessado em ciência e nem sequer sabe seu nome (basta ver um homem magro, sentado numa cadeira de rodas, sem mexer um músculo e se comunicando através de um aparelho). É Ph.D. em cosmologia e foi responsável por grandes avanços nos estudos sobre buracos negros e outros assuntos relacionados ao Universo.

Diogo disse...
7 de março de 2010 às 11:05

Neil deGrasse Tyson é um astrofísico e, atualmente, diretor do Planetário Hayden no Museu Americano e História Natural em Manhattan. Por ser uma figura carismática, ele tem um programa de TV e é convidado frequentemente em outros programas de TV.
Tyson começou escrevendo em 1995 uma coluna chamada "Universe" na revista Natural History. Foi indicado pelo então presidente George W. Bush para cargos para a Comissão da Indústria Aeroespacial dos EUA em 2001 e na comissão "Moon, Mars and Beyond" (Lua, Marte e Além) em 2004.
Como diretor do Planetário Hayden, Tyson não exibia Plutão como o nono planeta no sistema solar, explicando que Plutão não se encaixava no modelo dos outros planetas. Tyson também é autor de diversos livros de astronomia.

Hermes disse...
7 de março de 2010 às 11:39
Este comentário foi removido pelo autor.
Hermes disse...
7 de março de 2010 às 11:39
Este comentário foi removido pelo autor.
Hermes disse...
7 de março de 2010 às 11:43

Richard Dawkins é biólogo e defensor ferrenho da Teoria da Evolução de Charles Darwin seus primeiros trabalhos tinham grande influência disso como "The Selfish Gene" (O Gene Egoísta) e The Extend Phenotype (O Fenótipo Estendido) onde mostra que a evolução também influência na sociedade.
Nos últimos anos Dawkins vem fazendo uma verdadeira cruzada contra os que ele chama de Inimigos da Razão, e tem buscado mudar radicalmente o pensamento humano, através de idéias ateístas e racionalistas.
Em seu trabalho ele mostra como a religião, o sobrenatural e as pseudociências envolveram a humanidade em mentiras e cita que a única forma de trazer o mundo de volta a verdade é buscar a ciência deixando de lado todos esses outros ideais que são considerados, por ele, viróticos.
Em uma entrevista inclusive ele comenta que essa mudança de visão traria para omundo obras muito mais belas do que a religião foi capaz de criar.

Rafael Henrique disse...
7 de março de 2010 às 13:22
Este comentário foi removido pelo autor.
Rafael Henrique disse...
7 de março de 2010 às 13:30

Richard Feyman: Físico estadunidense, foi um dos pioneiros na área de eletrodinâmica quântica, dentre outras descobertas mostrou que o próton e o neutron não são partículas elementares. Em um encontro da Sociedade Americana de Física, em 1959, tornou-se inspiração da nanotecnologia ao propôr idéias como "ter toda a informação contida na enciclopédia britânica na cabeça de um alfinete.". Veio ao Brasil na década de 50 onde ao final da experiência criticou fortemente o sistema de ensino brasileiro fundamentado na memorização e não ciência.

Paulo disse...
7 de março de 2010 às 13:36

Atualmente com 51 anos de idade, Neil deGrasse Tyson é um Astrofísico Estadunidense autor de uma serie de livros populares sobre Astrofísica e autor da coluna” Universo” na revista Natural History e diretor do Planetário Hayden, no Museu Americano e História Natural em Manhattan. Em 2001 serviu na Comissão sobre o Futuro da Indústria Aeroespacial dos Estados Unidos e em 2004 serviu como Presidente da Comissão sobre a Implementação da política pra exploração do espaço nos Estados Unidos, onde logo depois recebeu a mais alta honraria civil concedida pela NASA a Distinguished Public Service Medal.
Tyson teve um interesse permanente na astronomia desde muito jovem estudado e ganhou alguma fama na comunidade de astronomia, dando palestras sobre o tema com a idade de 15. Tyson já foi vice-presidente, presidente, e presidente do conselho de administração da Planetary Society. Ultimamente ele tem escrito muito sobre ciência, num esforço honroso de popularizá-la.

João Lucas disse...
7 de março de 2010 às 16:37

Brian Greene é um físico teórico, atualmente professor da Universidade de Columbia, com pesquisa centrada na teoria das supercordas e na busca de uma teoria unificada de todas as forças e de toda a matéria. Estes temas deram a ele boa visibilidade como cientista, fato refletido no seu primeiro livro (The Elegant Universe: Superstrings, Hidden Dimensions, and the Quest for the Ultimate Theory) que foi finalista do Prêmio Pulitzer em não ficção e vencedor do The Aventis Prizes for Science Books em 2000.

Nascido no Estados Unidos, prodigioso em matemática desde criança, a partir dos doze anos passou a ter aulas particulares com um professor da Universidade de Columbia, visto seu domínio da matemática do ensino secundário. Galgou uma notória carreira com prêmios e títulos como o Rhodes Scholarship (prêmio internacional para estudo de posgraduação de Oxford) e full professor (professor universitário, dos E.U.A. ou do Canadá, da mais alta patente acadêmica) na Universidade de Columbia – cargo que ocupa hoje.

Rosana do Vale disse...
7 de março de 2010 às 17:37

Carolyn Porco, nascida em 1953, é uma cientista americana conhecida pelas descobertas sobre o sistema de saturno, em 1983 foi professora no Departamento de Ciências Planetárias na Universidade do Arizona e membro da "Voyager Imaging Team", em 1990 foi responsável pela equipe de controle de câmera do aparelho da Missão "Cassini", do Instituto de Ciência Espacial de Boulder, Colorado. Porco foi co-autora de mais de 100 artigos científicos com temas sobre espectroscopia e fotometria. Declarou que "O trabalho de um cientista não é diferente daquele de um profeta ou de um padre", a se referir àquilo que acredita sem poder provar. Também foi consultora de filmes como "Contato" e o novo "Jornada nas Estrelas".
Atualmente cientista no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado, Professora Adjunta do Departamento de Ciências Planetárias da Universidade do Arizona, e professora adjunta da Universidade do Colorado em Boulder.

Michel Alves disse...
7 de março de 2010 às 17:57

Carolyn Porco, Astrogeóloga e Cientista Planetária, foi chefe da equipe do laboratório de imagens do projeto Cassini que pesquisou Saturno e algumas de suas luas em 2008, fascinando cientistas ao redor do mundo com a descoberta de jatos de gelo em Enceladus e contribuindo para o esclarecimento da estrutura de Titã. Nascida em 6 de março de 1953 em Nova Iorque, recebeu o grau de Ph.D. em 1983 pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia (Divisão de Ciências Geológicas e Planetárias). No outono de 1983, Dra. Porco uniu-se ao corpo docente do Departamento de Ciências Planetárias da Universidade do Arizona e no mesmo ano tornou-se membro do "Voyager Imaging Team". Atualmente é pesquisadora sênior do Instituto de Ciências Espaciais em Boulder (Colorado), professora adjunta da Universidade do Colorado e membro da equipe de imagens da missão "New Horizons" que possui como objetivo a exploração de Plutão e do Cinturão de Kuiper. A sonda desta missão está programada para um sobrevôo de Plutão em 2015. Como prêmios e homenagens ganhos podemos destacar o Isaac Asimov Science Award de 2008, o Lennart Nilsson Award de 2009 e o Huntington Science Writing Fellowship de 2010.Além de fazer parte de projetos que visam estudos planetários, Carolyn é frequentemente convidada para palestras e bate-papos em programas de rádio e TV, cujos assuntos envolvem a exploração espacial, astronomia e a ciência de um modo geral.

Dieges Lima disse...
7 de março de 2010 às 18:36
Este comentário foi removido pelo autor.
Dieges Lima disse...
7 de março de 2010 às 18:40

"There's real poetry in the real world. Science is the poetry of reality." Esta é, de longe a melhor frase para descrever ciência, dita no vídeo acima pelo zoólogo, etólogo e evolucionista Richard Dawkins.
Foi um dos primeiros biólogos a explorar a natureza do comportamento animal. Tal empenho fez surgir um novo ramo da ciência: a Etologia (o qual lhe rendeu o prêmio Nobel em 1973,pelo pioneirismo de estudos na área).
Em 2005, 4 anos após ter sido eleito membro da Royal Society (Sociedade Real de Londres para o Progresso do Conhecimento da Natureza), encabeçou a lista da revista Prospect como o maior intelectual britânico, recebendo mais do que o dobro dos votos do que o vice-colocado.
Em 1982, ele realizou uma grande contribuição à ciência da evolução com a teoria, apresentada em seu livro O Fenótipo Estendido, de que o efeito fenotípico não se limita ao corpo de um organismo, mas sim de que o efeito influencia no ambiente em que vive este organismo. Ele defendeu a existência de "memes", uma metáfora para caracteres da herança cultural como os genes estão para a herança biológica. Estes memes são, portanto, idéias e costumes que podem se comunicar, cooperar e competir entre si. Genes e memes, de mais a mais, poderiam agir juntos influenciando a sobrevivência e, conseqüentemente, os caminhos da evolução dos organismos. Dawkins supôs que tanto os genes quanto os memes seriam eficientes, já que, de acordo com sua hipótese, são replicadores - são passados adiante (seja entre corpos ou entre mentes), através de suas cópias (nem sempre fiéis, o que permitiria mutações).
Hoje em dia o termo meme também foi absorvido pelos "cientistas da internet" e passa a ter uma significado particular voltado para a cultural contemporânea, refere-se a uma série de pessoas, vídeos, imagens, canções, fatos etc. que se popularizaram primordialmente na Internet.
Richard Dawkins também defende e divulga correntes como o ateísmo, ceticismo e humanismo. Deixando claro suas idéias à repeito de suas crenças em livros e colunas assinadas por ele.

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.